Química Combinatória - Pharmaceuticals


Química Combinatória

A síntese automatizada de moléculas enche nossos estoques de substâncias

Sempre que os cientistas da Pharmaceuticals buscam por novos candidatos a medicamentos, começam procurando em nossa biblioteca interna de compostos – com mais de 2.5 milhões de moléculas. Ao sintetizar novas substâncias, os químicos garantem que essa biblioteca sempre aumente. Seu trabalho tem sido revolucionado por processos automatizados de química combinatória, que se tornou uma característica da química médica na virada do milênio.

Química Combinatória

Até agora, os químicos só conseguiam produzir uma substância precisamente definida por unidade de tempo utilizando métodos clássicos de síntese. Esses métodos eram capazes de gerar um máximo de 150-200 compostos por ano. Os sistemas robóticos, que hoje executam essas sínteses paralelamente, são capazes de aumentar esse número em muitas vezes.

A estrutura básica do composto é variada de forma seletiva

A síntese automatizada baseia-se no conceito da química combinatória. Começando com uma molécula mãe – um composto líder –, variantes são sistematicamente criadas de acordo com as especificações de um químico unindo vários grupos químicos à estrutura básica. O resultado é uma série de substâncias similares que diferem umas das outras somente em termos dos grupos laterais adicionais (ver gráfico).

Nos ensaios biológicos, os pesquisadores subsequentemente examinam quais variantes moleculares são melhores na produção do efeito desejado. Isso produz informações sobre as relações entre a estrutura molecular e o efeito, fornecendo aos químicos importantes pistas para maior otimização.

Com o auxílio da química combinatória, um laboratório moderno é capaz de sintetizar e ampliar ainda mais um grande número de novos compostos – e adicioná-los ao nosso estoque de substâncias – em um processo automatizado. Após serem armazenadas lá, as moléculas permanecem disponíveis para a descoberta de medicamentos utilizando esse high throughput screening.

L.BR.01.2015.2848

Ferramentas
.


http://pharma.bayer.com.br/pt/pesquisa-desenvolvimento/tecnologias-tendencias/tecnologias-pesquisa/quimica-combinatoria/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG

close