Estudos Virtuais de Medicamentos - Pharmaceuticals


Estudos Virtuais de Medicamentos

Estudos Virtuais de Medicamentos

Utilizando o computador para prever os efeitos fisiológicos de medicamentos

A utilização de modelos de previsão assistidos por computador desempenha um papel importante na Pharmaceuticals em todos os níveis da pesquisa farmacêutica. Um exemplo são os estudos virtuais de medicamentos – nos quais o software simula o comportamento de uma substância ativa no organismo vivo.

Os cientistas nos Bayer Technology Services (BTS) e na Pharmaceuticals desenvolveram em conjunto dois inovadores modelos de previsão: o software de simulação PK-Sim™ prevê processos farmacocinéticos, como a absorção, o transporte e o metabolismo do princípio ativo no corpo. O simulador de coagulação, por outro lado, demonstra o efeito de princípios ativos no processo de coagulação do sangue.

PK-Sim™: o caminho do princípio ativo pelo corpo

O software PK-Sim™ faz o que é conhecido como uma simulação ADME em todo o corpo considerando todos os processos que determinam o destino de um princípio ativo no corpo – desde a absorção até a distribuição, o metabolismo e a excreção. O software possibilita prever qual caminho a substância seguirá no corpo após sua administração oral ou parenteral, qual órgão irá decompô-la, onde irá agir e em que concentração.

O PK-Sim™ calcula as projeções com base em um banco de dados. Números específicos sobre diversas dezenas de milhares de substâncias foram registrados no banco, por exemplo, sobre solubilidade, ligação de proteínas, peso molecular e excreção; também contém dados sobre a taxa de circulação do sangue, volume, teor de proteína e gordura, bem como as áreas superficiais vasculares de 15 órgãos (incluindo fígado, coração, rins, cérebro e ossos). Além disso, o programa integrou recursos distintos de quatro espécies (camundongos, ratos, cães e humanos), de forma que o efeito de uma substância possa ser especificamente previsto em um organismo de uma dessas quatro espécies.

Simulador de coagulação: influência virtual na coagulação do sangue

O simulador de coagulação é um modelo computacional farmacodinâmico que mostra processos farmacológicos no corpo de forma virtual – nesse caso, representa a influência de princípios ativos farmacêuticos na coagulação do sangue.

A simulação mostra o complexo processo de coagulação, pelo qual o corpo interrompe a circulação do sangue no caso de lesão: os fatores de coagulação atacam e são ativados em cascata, o ferimento é fechado em uma interação entre as plaquetas (trombócitos), fatores de coagulação e outras proteínas.

Com base nesse processo virtual, os cientistas agora podem examinar o efeito dos princípios ativos – por exemplo, anticoagulantes como a rivaroxabana e outros compostos da linha de pesquisa da Bayer. Durante esse processo, podem variar todas as formas de parâmetros, por exemplo, a dosagem do princípio ativo e a utilização da simulação de computador para prever como essa mudança afetaria o fechamento do ferimento ou o risco de hemorragia.

O software produz benefícios em muitos níveis

As tecnologias baseadas em computador como essas não apenas facilitam o trabalho dos pesquisadores, mas também reduzem ainda mais o número necessário de testes em animais e tornam o desenvolvimento de medicamentos mais eficiente, mais focado e seguro – por exemplo, na seleção de candidatos a medicamentos ou no planejamento de ensaios clínicos.

L.BR.01.2015.2848

Ferramentas
.


http://pharma.bayer.com.br/pt/pesquisa-desenvolvimento/tecnologias-tendencias/tecnologias-pesquisa/estudos-virtuais-medicamentos/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG