Ressonância Magnética - Pharmaceuticals


Ressonância Magnética

A visão magnética do corpo

O que significa Ressonância Magnética?

Ressonância Magnética (RM) é uma ferramenta médica moderna e precisa disponível aos médicos para a imagem seccional do interior do corpo. Esta "visão magnética" fornece aos médicos uma quantidade de informações detalhadas sobre a localização, tamanho e composição do tecido corporal a ser examinado. Este conhecimento pode ser decisivo no estabelecimento de um diagnóstico rápido e preciso.

A RM é um método de investigar o corpo tão complicado quanto parece. A RM não usa raios-x. De fato, como o nome indica, o procedimento é baseado nas propriedades magnéticas dos átomos que constituem todas as substâncias - incluindo o corpo humano. Em um campo magnético forte, como o produzido pelo scanner da RM, sinais elétricos são emitidos pelo núcleo atômico do tecido corporal. Esses sinais são interceptados por uma antena circular ao redor do paciente. A intensidade do sinal varia de acordo com o tipo de tecido. Um computador designa os sinais aos pontos correspondentes das áreas corporais em exame e transforma-as em imagem na tela.

Preparação para o exame

Não é necessário remover as roupas, como é o caso em muitos exames de raios-x, porém, os pacientes são solicitados a retirar todos os objetos que possam interferir no processo de imagem, principalmente aqueles contendo metal. Isto inclui não somente brincos, broches, colares, relógios de pulso, mas também canetas esferográficas e chaves. Os pacientes devem também retirar placas dentárias removíveis e informar o médico se houver qualquer implante metálico ou objeto estranho, incluindo:

  • Marca-passo;
  • Válvula cardíaca artificial;
  • Prótese vascular ("Stent");
  • Membro artificial;
  • Unha ou placa metálica;
  • Estilhaço ou tala de metal;
  • Dispositivo intra-uterino (para contracepção).

O médico deve ser informado se você está grávida

Para o exame, os pacientes são conduzidos a um recosto almofadado no centro do scanner da RM. É importante que o paciente sinta-se confortável para o início e permaneça calmo e quieto o quanto possível durante o exame, já que qualquer movimento físico pode interferir com a precisão das medidas ou alterar os resultados dos testes.

Os pacientes podem ajudar:

  • Não beber café ou chá no dia do exame;
  • Não utilizar maquiagem ou spray de cabelo, já que podem interferir na imagem;
  • Vestir roupas frouxas e adequadas sem zíper ou fechos de metal.

Uma palavra sobre segurança

Uma vez que a ressonância magnética não envolve o uso de raios-x, não é necessário tomar as mesmas medidas de precaução para exames de raios-x. Pelo conhecimento científico atual, a força do campo magnético necessária para obter resultados precisos (até 2 Tesla = 20.000 vezes o campo magnético da Terra), não possui efeito prejudicial. Nos últimos anos, milhões de exames foram realizados sem quaisquer efeitos colaterais conhecidos - durante ou após o exame. Os exames de RM geralmente não podem ser realizados em pacientes com marca-passo cardíaco.

O que acontece durante o exame?

Durante o exame o paciente deita-se no centro de uma abertura tipo túnel do scanner da RM, o que não é perigoso nem doloroso. Porém, se o paciente não gosta da sensação de se sentir preso ou sofrem de claustrofobia, tomar um sedativo leve, com consulta do médico, pode ajudar.

Cada imagem da RM leva de 5 a 15 minutos para ser obtida. Durante o exame, o paciente ouvirá um som de batida leve. Não há com que se preocupar. Esse é o funcionamento normal do scanner da RM.

Quando é necessário obter várias imagens, o recosto irá mover-se automaticamente à posição apropriada. O paciente deve continuar o mais tranquilo possível. Dependendo do tipo do exame, o tempo total do procedimento pode ser de até 60 minutos.

Utilizando um meio de contraste

Em alguns casos um meio de contraste específico para RM é injetado para melhorar a qualidade da imagem e melhorar a segurança do diagnóstico. Esses agentes de contraste são extremamente bem tolerados pelos pacientes. Eles são diferentes dos agentes de contraste à base de iodo utilizados nos exames de raios-x e são, frequentemente, seguros o suficiente para serem administrados aos pacientes alérgicos ao meio de contraste dos raios-X.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, não hesite em consultar o seu médico.

Radiologia/Meios de Contraste

Mais informações sobre este tópico:

L.BR.DI.2012-07-24.0100

Ferramentas
.


http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/tecnicas-imagem/radiologia-meios-contraste/ressonancia-magnetica/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG

close