Menopausa - Pharmaceuticals


Menopausa

Menopausa

Introdução

Para você viver melhor o climatério e a menopausa, deve-se compreender que esta é uma fase normal da vida de toda mulher. Como a expectativa de vida das mulheres para este novo século é de mais de 80 anos, existe preocupação crescente acerca da qualidade de vida. Imagine só, quando a mulher chega na menopausa, que é em torno de 50 anos, restam-lhe ainda 30 anos de vida ou seja 1/3 de sua vida irá transcorrer nesta nova fase. Para poder desfrutar desta maior longevidade, você deve começar a se cuidar desde já. Não se esqueça de que o melhor remédio é a prevenção! O risco de algumas doenças aumenta com a idade e medidas preventivas podem evitá-las ou atenuá-las.

Aqui, apresentaremos conceitos básicos sobre esta fase e como a terapia de reposição hormonal, dieta alimentar equilibrada e exercícios físicos podem contribuir na melhora de sua qualidade de vida.

Climatério / Fases da menopausa

O climatério compreende aproximadamente a fase entre os 40 e os 65 anos, período em que a mulher passa da fase reprodutiva (fértil) para a não reprodutiva. A menopausa é a última menstruação da mulher e marca duas fases do climatério:

Pré-menopausa
  • A produção do hormônio feminino, o estrogênio, começa a diminuir alguns anos antes da instalação da menopausa (última menstruação). Nesta fase os sintomas mais comuns são as irregularidades menstruais, já que a parada da menstruação raramente ocorre de maneira abrupta. Poderão surgir também sintomas vasomotores como, por exemplo, ondas de calor e suores noturnos.
Pós-menopausa
  • Esta fase inicia-se um ano após a última menstruação (menopausa), que ocorre geralmente em torno dos 50. Caracteriza-se por ausência de menstruações (amenorreia), perda acelerada da massa óssea, aumento do risco cardiovascular e atrofia urogenital e de pele.

A perimenopausa nada mais é que a transição entre os períodos pré e pós-menopausais. É a fase em que os sintomas climatéricos apresentam-se de forma mais evidente, começando 2 a 3 anos antes da menopausa e terminando um ano após a ausência de sangramento (amenorreia). Consulte seu médico, ele poderá lhe indicar o tratamento mais adequado segundo a fase em que você se encontra.

Tipos de Climatério

  • Climatério normal: quando a menopausa (última menstruação) ocorre por volta dos 50 anos.
  • Climatério precoce: quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos.
  • Climatério tardio: quando a menopausa ocorre depois dos 55 anos.
  • Menopausa cirúrgica: ocorre quando os dois ovários são retirados cirurgicamente.

Menopausa

Mais informações sobre este tópico:

L.BR.WH.2012-07-23.0828

Ferramentas
.
Gineco


http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/reposicao-hormonal/menopausa/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG