O que é a Pele? - Pharmaceuticals


O que é a Pele?

A pele é o maior órgão de todo o corpo humano e graças a ela nos relacionamos com o meio ambiente. Além do fato dela desempenhar papel de vital importância, por ser uma barreira contra infecções e outros agentes agressores externos, é através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, manifestar carinho ao toque.

A pele é formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.

Derme

  • É uma camada muito rica em diferentes estruturas. Nela encontramos os vasos sanguíneos, que nutrem a pele, o folículo piloso (local onde nascem os pelos), as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele), os nervos sensitivos (responsáveis pelo tato), as glândulas sebáceas (responsáveis por hidratar e proteger a pele) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pela transpiração).

Epiderme

  • É a porção mais externa da pele, que é formada por várias outras camadas de células, sempre se renovando. Nela encontramos um pigmento natural que dá cor à pele, chamado melanina.

Hipoderme

  • É a camada mais profunda da pele. Formada por células gordurosas, é responsável por manter a temperatura do corpo, além de funcionar também como uma reserva energética e proporcionar o "formato" ao corpo.

L.BR.SM.2012-06-26.0311

Ferramentas
.
Dermatologia Bayer


http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/dermatologia/pele/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG