Métodos Naturais ou Tradicionais - Pharmaceuticals


Métodos Naturais ou Tradicionais

Coito interrompido

É a interrupção do coito antes que ocorra a ejaculação. Existem referências de seu emprego desde os tempos bíblicos, e segue sendo um método de grande uso em alguns países. O índice de eficácia é baixo variando entre 20 a 30%.

Vantagens

  • Disponibilidade;
  • Emprego fácil e imediato;
  • Não existem custos ou restrições ao seu uso.

Desvantagens

  • Dificuldade para identificar o momento preciso de interrupção do coito e necessidade de auto controle por parte do homem;
  • Risco de emissão de líquido seminal com espermatozoides ativos antes mesmo da ejaculação.

Método de ritmo / Método de calendário

É a abstinência sexual durante o período fértil (período ovulatório). Tal período é calculado mediante a observação dos ciclos menstruais nos últimos 6 a 12 meses. O ciclo mais curto é identificado e do total de dias deste ciclo subtrai-se 18 dias, sendo a data resultante o primeiro dia do período fértil.

O último dia do período fértil é calculado subtraindo-se 11 dias do total de dias do ciclo mais longo. O índice de eficácia varia entre 30 a 40%.

Método da temperatura corporal basal

Baseia-se no princípio de que existe aumento da temperatura corporal da mulher, de 0.5 a 1.0°C, no período próximo à ovulação que é devido ao efeito termogênico da progesterona e redução térmica durante a menstruação. O índice de eficácia varia de 30 a 40%.

Outros Métodos

Mais informações sobre este tópico:

L.BR.WH.2012-07-23.0828

Ferramentas
.
Guia CLP
Gineco

http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/contracepcao/outros-metodos/metodos-naturais/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG

close