Implantes - Pharmaceuticals


Implantes

Os implantes consistem de material plástico especial (silicone polimerizado) que contêm um hormônio derivado da progesterona no seu interior. De modo geral, são inseridos embaixo da pele (subcutâneo) da face interna do braço e liberam hormônio de forma contínua na corrente sanguínea. Tanto para sua inserção como remoção é necessária pequena cirurgia com utilização de anestésico local. Sua duração é em média de 3 a 5 anos.

Mecanismo de ação

O efeito contraceptivo dos implantes hormonais se deve principalmente a inibição da ovulação. Também fazem com que o muco do colo do útero torne-se mais espesso, impedindo a passagem dos espermatozoides e impedem que o endométrio (revestimento interno do útero) esteja adequadamente preparado para uma gravidez.

Vantagens

  • São eficazes;
  • São seguros;
  • São discretos;
  • Representam uma boa alternativa à esterilização, pois são métodos reversíveis de longa duração e exigem intervenção médica para a interrupção do uso.

Qual o método contraceptivo ideal para você?



Desvantagens

  • Não protegem contra a AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O uso de preservativos (condoms) deve ser associado para a prevenção destas doenças;
  • Necessidade de pequeno procedimento cirúrgico com uso de anestésico local para inserção e retirada do implante.

Efeitos colaterais (indesejáveis)

Pode ocasionar irregularidades do ciclo menstrual (principalmente durante o primeiro ano de uso), ganho de peso e possibilidade de cistos ovarianos. Também foram relatados aumento da sensibilidade mamária, infecção no local do implante e diminuição da densidade mineral óssea reversível.

Índice de eficácia

Quando corretamente utilizado, também é considerado um dos métodos contraceptivos reversíveis mais seguros.

Prescrição médica

É necessária e somente pode ser inserido por um médico ou por um profissional de saúde habilitado.

Saiba mais - Gineco

L.BR.WH.2012-07-23.0828

Ferramentas
.
Guia CLP
Gineco

http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/contracepcao/metodos-hormonais/implantes/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG

close