Leucemia - Pharmaceuticals


Leucemia

O que é a leucemia?

A leucemia é uma doença maligna que afeta os leucócitos (glóbulos brancos) e se caracteriza por uma produção excessiva de glóbulos brancos doentes.

Os leucócitos têm um papel vital no sistema imunológico do ser humano, protegendo o organismo contra as infecções. Quando o sistema imunológico detecta a presença de um agente estranho ao organismo (por exemplo, bactéria ou vírus), produzem-se mais glóbulos brancos com o objetivo de combater esse corpo estranho. Uma vez resolvida a infecção, o número de leucócitos volta ao normal.

Por que as células leucêmicas são prejudiciais?

As células leucêmicas não podem combater as enfermidades, já que são imaturas ou simplesmente não funcionam da maneira como deveriam. Além disso, estas ocupam o lugar das células sanguíneas normais, tanto na medula óssea (onde se formam a maior parte das células sanguíneas novas), como na corrente sanguínea. São consideradas células sanguíneas normais as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Um número insuficiente destes elementos normais pode provocar infecções, anemia, aparecimento de hematomas, hemorragias e finalmente, insuficiência de alguns órgãos.

Existem diferentes tipos de leucemia?

Tradicionalmente distinguem-se dois tipos de leucemia: aguda e crônica. Antes do advento de tratamentos eficazes, os pacientes com leucemia crônica sobreviviam normalmente por alguns anos, enquanto aqueles com leucemia aguda sobreviviam apenas algumas semanas ou meses.

As leucemias podem ser classificadas também conforme o tipo de leucócitos afetados. Por exemplo, a leucemia linfocítica crônica (LLC), que afeta sobretudo as células B (leucócitos que produzem anticorpos para o combate de enfermidades) e às vezes células T (responsáveis por combater as células doentes e pelo equilíbrio do sistema imunológico). Outros tipos de leucemia são: leucemia linfocítica aguda, leucemia mielóide crônica ou aguda, leucemia granulocítica crônica, entre outras.

O que é a leucemia linfocítica crônica (LLC)?

A leucemia linfocítica crônica, ou LLC, é uma leucemia que acomete quase sempre as células B.

Como a LLC tem geralmente uma evolução lenta, classifica-se como uma doença crônica. Não se conhece a causa exata da LLC, mas contrariamente a outros tipos de leucemia, parece não depender da exposição a radiação ou a produtos químicos. A LLC é a leucemia de adulto mais frequente nas sociedades ocidentais, mas é relativamente rara nos países orientais.

Nas primeiras fases da LLC normalmente não existem sintomas, de tal maneira que não é difícil que seja descoberta "acidentalmente" em um exame de sangue de rotina. Porém, alguns pacientes com LLC podem apresentar sintomas como: fadiga, febre, perda inexplicável de peso, sudorese noturna ou menor resistência às infecções.

L.BR.SM.2012-07-05.0316

Ferramentas
.


http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/cancer/leucemia/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG