Tratamentos para a Acne - Pharmaceuticals


Tratamentos para a Acne

Existem diversos tratamentos para a acne e a escolha do método mais adequado baseia-se no quadro clínico, que varia de indivíduo para indivíduo. Recomenda-se sempre consultar um médico dermatologista para avaliação clínica e prescrição do tratamento adequado.

Basicamente existem dois tipos de tratamentos: o tratamento tópico, ou seja, medicamentos que são aplicados diretamente sobre a pele, e o tratamento oral.

Como a acne é uma doença que acomete a pele, o tratamento tópico é o mais empregado. Os medicamentos orais são mais utilizados em casos graves ou específicos.

Tratamentos Tópicos


Tretinoína

  • Trata-se de um derivado da vitamina A de aplicação local. A maioria dos produtos com tretinoína é em forma de gel. A tretinoína possui importante ação queratolítica, ou seja, atua contra a hiperqueratinização. Também exerce ação leve e indireta sobre a proliferação bacteriana nas glândulas sebáceas. Deste modo, os produtos com tretinoína são mais indicados no tratamento das formas não inflamatórias da acne (pontos brancos e negros). No início da terapia pode ocorrer irritação da pele, que agrava-se com a exposição solar.

Peróxido de Benzoíla

  • O peróxido de benzoíla é um esfoliante que combate a inflamação e a infecção bacteriana, não influenciando a produção de sebo. Tem como inconveniente irritação e descamação excessiva da pele. Trata-se de um medicamento de aplicação tópica que pode ser usado especialmente nas formas inflamatórias da acne (por exemplo, acne pápulo-pustulosa).

Ácido Azelaico

  • O ácido azelaico é um tratamento para a acne que possui três diferentes mecanismos de ação. Tem efeito queratolítico, ou seja promove a desobstrução do "tampão" de queratina e sebo. Além disso, possui ação antibacteriana e antiinflamatória, eliminando eficazmente as bactérias associadas à acne e diminuindo a inflamação. Porém o efeito começa a ser percebido após pelo menos 3 meses de uso contínuo.

Antibióticos

  • Existem alguns antibióticos de aplicação tópica, como, por exemplo, a clindamicina ou a eritromicina. Em geral esses produtos são em forma de solução e gel e servem para combater a infecção bacteriana e a inflamação.

Tratamentos Orais


Antibióticos
  • Antibióticos orais como a minociclina e a tetraciclina são utilizados com sucesso no tratamento de formas graves de acne. Ocasionalmente, podem ocorrer efeitos colaterais como distúrbios gastrointestinais. Existe a possibilidade de ocorrer resistência bacteriana ao antibiótico, deste modo, tornando-os ineficazes.
Hormonais
  • Uma das principais causas da acne é a produção excessiva de sebo devido ao excesso de androgênios. Deste modo, outra opção de tratamento é o emprego de substância capaz de antagonizar os efeitos dos androgênios. Assim, um componente antiandrogênico elimina eficazmente a influência dos androgênios, reduzindo acentuadamemte a produção de sebo. No momento, os tratamentos hormonais são apenas disponíveis para as mulheres. Para que não ocorram irregularidades no ciclo menstrual, o antiandrogênio deve ser tomado juntamente com estrogênio, o hormônio feminino.

Acne

Mais informações sobre este tópico:

L.BR.SM.2012-06-26.0311


Ferramentas
.
Dermatologia Bayer

http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/dermatologia/acne/tratamento-acne/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG