Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) - Pharmaceuticals


Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Cada momento conta...

Degeneração Macular

Degeneração macular relacionada à idade – perigosa, mas praticamente desconhecida

O melhor cenário é que, conforme você envelhece, adquire mais experiência, conhecimento, sabedoria – e enxerga mais longe. No entanto, quase 30 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam exatamente o contrário, pelo menos no que se refere à visão: sua capacidade de enxergar piora, chegando eventualmente até mesmo à cegueira.

A causa é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Esta doença perigosa é praticamente desconhecida do público em geral. Até o momento, é a causa mais frequente de comprometimento visual grave e cegueira entre as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos. A incidência da degeneração macular relacionada à idade continuará a crescer drasticamente com o envelhecimento da sociedade. As mulheres são comumente mais atingidas que os homens.

Sintomas iniciais da degeneração macular

O primeiro sinal da degeneração macular relacionada à idade pode ser quando linhas retas repentinamente parecem curvas. A doença normalmente começa em um olho, mas o segundo também será muito provavelmente afetado posteriormente. Indicações adicionais da degeneração macular podem aparecer durante a leitura, por exemplo. Quando o paciente fixa o olhar, as letras ficam turvas, e apenas um borrão indefinido pode ser visualizado. Este borrão cresce com o tempo, e o resultado é que as pessoas atingidas conseguem, por exemplo, ver o relógio, mas não as horas. Ou conseguem reconhecer o perfil da pessoa, mas não suas características faciais.

Diferentes formas da doença

Na degeneração macular relacionada à idade, as células nervosas são destruídas na mácula – o ponto de visão mais nítido da retina. Isso se deve aos depósitos sob a retina, em consequência de problemas locais no metabolismo da retina.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) "seca" é a forma mais comum da doença. Progride apenas lentamente, de tal forma que a perda de visão dos pacientes permanecer limitada. A forma "úmida" da degeneração macular (aproximadamente 10 a 15 por cento de todos os casos de DMRI) causa restrições visuais muito mais sérias. É causada por extravasamento de fluido tecidual e sangue de vasos sanguíneos patologicamente alterados dentro da mácula, ocasionando edemas (inchaços causados por acúmulo de fluidos). Além disso, formam-se vasos sanguíneos novos e doentes na coroide sob a retina, de tal forma que a espessura da retina é um parâmetro importante da atividade da doença. Consequentemente, as células nervosas da retina morrem gradualmente, e pode-se perder a visão central em poucos anos. Em caso de hemorragia, é possível perder toda a visão de uma vez.

L.BR.SM.2012-06-26.0311


Ferramentas
.
Gineco


http://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/degeneracao-macular/index.php

Copyright © Bayer Pharma AG